Como ler melhor e se lembrar de tudo

25/04/2018

Dicas para ler melhor e se lembrar de tudo

 

É certo que você já tentou todas as formas possíveis de ler da forma mais eficiente e produtiva, e além disso, realmente aprender cada conteúdo lido. 

 

E como muitas pessoas perguntam como ler com maior eficiência, acredito que essa seja uma dúvida de muitos.

 

Então leiam até o final porque todas as dicas são essenciais... vamos lá:

 

E a primeira dica é sobre o local de leitura.

 

E e podemos separar essa dica em duas:

 

A primeira parte é que como normalmente todos nós temos vidas muito corridas, damos pra nós mesmos desculpas que não temos tempo pra ler.

 

Isso é algo que todos fazemos por bastante tempo, antes de refletir sobre o assunto e descobrir que todos nós temos aqueles tempos que assamos praticamente sem fazer nada.

 

Leia também:

 

Como fazer um diário para desenvolvimento pessoal e ser organizado

3 técnicas para acabar com a procrastinação

8 dicas para você gerenciar o seu tempo com mais eficiência!​

 

Por exemplo quando estamos esperando pra ser atendido em algum lugar, quando estamos voltando para casa (se não estivermos dirigindo, lógico), quando estamos esperando alguém que se atrasou e também antes de dormir.

 

Todos esses exemplos são tempos que somados, dão uma grande quantidade de tempo que normalmente usamos para não fazer praticamente nada, então o que eu faço é usar esse tempo pra ler, ao invés de ficar em jogos, reclamando da vida ou em mídias sociais...

 

Agora a outra parte, é que além disso, ter um local separado para ler ajuda bastante.

 

Aproveite que você está interessado em produtividade e conheça o 12 minutos.

 

Isso quer dizer que quando você esta nesse local, seu cérebro já sabe o que precisa fazer e acaba se distraindo bem menos que em outros locais, entender esse conceito é muito importante!


Um dos hábitos mais eficazes que você pode fazer é treinar seu cérebro pra fazer algo quando vê um local: Por exemplo uma escrivaninha lembra de trabalhar,uma cama para dormir e se quiser ter vontade de correr, é só deixar seu tênis de corrida em algum lugar que você possa ver.

 

Essa é a deixa, que faz o seu hábito ativar, como o autor fala no livro O PODER DO HÁBITO, que vocês podem ver clicando aqui.

 

Após isso e começando a leitura em si, outra coisa que muda bastante sua compreensão e até a velocidade com que você lê, é pegar o sumário, que é chamado de índice por alguns, e parar um pouco para tentar entender o máximo possível do livro apenas lendo ele, e também dar uma folheada rápida no livro, passando todas as páginas e tentando pegar alguma coisa aqui e alguma coisa lá que possa te ajudar na compreensão. 

 

 

Isso é importante pois já dá uma base forte do que você pode encontrar no livro e facilita seu cérebro na organização das ideias.

 

Como por exemplo, no livro dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, ler o sumário e escanear o texto não vai fazer você entender o que é o hábito ganha-ganha, mas já vai te dar uma base que os 7 hábitos são divididos em 3 partes e que um por muitas vezes é a complementação do outro, o que te ajuda MUITO na leitura. 

 

Quer saber mais sobre os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes clique aqui!

 

Agora para a leitura em si, algo que ajuda é ouvir o audiobook em uma velocidade de narração mais rápida de 2x, enquanto sigo o livro físico. 

 

Por exemplo, o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas tem um áudio de pouco mais de 9 horas. 

 

Saiba mais sobre o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas clicando aqui!

 

Colocando ele na velocidade de 2x e acompanhando com o livro físico, você consegue ler ele em 4 horas e meia. 

 

Ou seja, você vai conseguir ler um dos livros mais famosos em muito pouco tempo. 

 

E além de ler mais rápido, por que mais fazer isso é tão bom?

Primeiro porque você vai usar dois sentidos, ver e escutar, o que automaticamente vai fazer você ter uma melhor compreensão do livro, outro benefício é que isso acaba te forçando a manter o foco.

 

 

Quer saber mais sobre foco, veja nosso artigo sobre o livro a única coisa escrito por Gary Keller.

 

Quando você apenas lê, é fácil ser distraído por barulhos ou incômodos, ou até quando nos perdemos em pensamento, e quando voltamos, percebemos que já se passaram duas páginas que você nem se lembra que leu...

 

Então, novamente, essa é uma das formas mais efetivas pra você conseguir ler. 

 

Um livro como O Homem Mais Rico da Babilônia pode ser lido em menos de 3 horas e Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes em 4.

 

Adquira um exemplar de o Homem mais rico da Babilônia clicando aqui

 

E aí, algo que precisa ser dito nesse momento é que toda vez que se fala sobre eficiência, alguém discorda dizendo que não deveríamos ficar nessa loucura de fazer as coisas rápido, que na verdade deveríamos apenas curtir o livro na nossa velocidade natural.

 

E isso tem sim uma verdade, todos sabemos como é bom o sentimento de fazer algo que nós gostamos sem ter pressa para terminar...

 

Só que em adição à isso, existem momentos que não estamos lendo apenas por prazer, estamos lendo porque queremos nos desenvolver, e existe sim a relação de que quanto mais habituado a leitura, melhor fica a sua vida, outro ponto que normalmente alguém fala é sobre a diferença entre ler e aprender.

 

Podemos até conseguir ler um livro em 3 horas, mas será que conseguimos aprender?

 

E é a partir desse ponto de vista que vamos falar.

 

 

Sim, conseguimos ler um livro em poucas horas, mas algo que é também bastante importante, são paradas estratégicas para reflexão, nos momentos que forem importantes pra você.

 

Quando passar por algo que realmente fez sentido para você, é sempre bom parar e pensar em todas as possibilidades de uso para aquilo. 

 

Talvez sair para andar um pouco ou fazer uma outra coisa.

 

São esses pontos que vão realmente ressoar na sua cabeça e fazer você evoluir. E além disso, outro ponto fundamental, é que você consiga guardar essas grandes ideias de alguma forma.

 

E você pode fazer isso basicamente de duas formas:

 

  • A primeira é, logicamente, fazendo um resumo do que você entendeu do livro;

  • A segunda, é a que você deve fazer antes do resumo que é um mapa mental simplificado de todas as grandes informações que você encontrou no livro.

 

Esse é um método ótimo para organizar os aprendizados de um livro, porque assim você consegue unir um tema ao outro, e também porque fica bem mais fácil de revisar depois. 

 

E o que é mais importante, é implantar esses conhecimentos todos na sua vida, o que, aliás, não é tão fácil assim, e é algo que todos temos dificuldades para conseguir, e também criar uma disciplina para aplicar esses conhecimentos um de cada vez.

 

No final, não vai ser a quantidade de livros que você leu ou o tamanho da sua estante que vai fazer você melhor ou não, mas sim tudo aquilo que você compreendeu e que transformou em sabedoria, por meio de reflexões e ações. 

 

Poste nos comentários as suas opiniões, conselhos e considerações sobre como ler de forma mais eficaz, e junto disso, compartilhe esse artigo para que todos possam se beneficiar disso.

 

Não esqueça de se inscrever na nossa lista de e-mails, assim nos enviamos conteúdos novos diretamente pra você!

 

Visite nossa página no Facebook:

LincaNet - Conteúdo na medida certa

 

Visite nosso grupo de promoções no Facebook:

LincaNet - Promoções, descontos e cupons

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Curta esse Post
Please reload

Conheça agora o Notebook Samsung Expert + GFX Intel Core i5

January 9, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque
Procurar por Categorias
Please reload

Siga a LincaNet
  • Facebook - Facebook
  • LinkedIn - LincaNet
  • Google+ - LincaNet
Please reload